Apresentação
Com esta "Memória", inserida no sítio internet do Campus, quer-se contribuir para dar a conhecer e assim ajudar a preservar a memória do laboratório de estudos de energia nuclear de Sacavém, cuja construção teve início em meados de 1957. É possível acompanhar aqui a evolução do laboratório através dos anos mediante referências feitas aos acontecimentos mais relevantes que ocorreram ao longo das várias fases da sua existência. Ao mesmo tempo é possível aceder a uma grande variedade de documentos, que podem interessar ao leitor que quer conhecer a história do laboratório e mesmo a um público mais alargado, designadamente, aos estudiosos da história das instituições nacionais. Trata-se de testemunhos e elementos biográficos de pessoas que de algum modo marcaram a vida da instituição; recortes de imprensa; imagens fotográficas ou outras.
Importa referir que a cronologia de acontecimentos marcantes para a vida da instituição iniciada em meados de 1957, como se referiu acima, parte de mais atrás, do ano de 1945, marco determinante na evolução da história mundial do século passado.
Navegação
Para perspectivar a génese do LFEN e as suas transformações, pode consultar o texto de enquadramento incluído no menu superior. Poderá explorar ainda, os conteúdos reunidos nos materiais de apoio (menu lateral). Uma secção glossário é dirigida a não iniciados nos domínios científicos ou técnicos que respeitam às actividades do laboratório podendo ajudar a situá-las no seu contexto. Finalmente, as numerosas siglas usadas são identificadas por extenso numa secção própria.
Linha Cronológica
Nesta "Memória" estão compilados acontecimentos relevantes da história do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (da Junta de Energia Nuclear) e dos institutos que lhe sucederam. A informação é apresentada por ordem cronológica, agrupada por décadas, e é enriquecida com os materiais de apoio indicados no menu superior. Para localizar um acontecimento, escolha uma década (no gráfico).
Esta "Memória", por ora só disponibilizada em português, destina-se a quantos desejam conhecer melhor esta infra-estrutura especializada que é parte integrante do sector científico e tecnológico nacional.
Recolha e Selecção da Informação
A principal fonte da informação utilizada no trabalho foram as obras da autoria de Jaime da Costa Oliveira:
- A ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL: Uma Esquina da História, Editora O Mirante, Santarém 2002;
- O REACTOR NUCLEAR PORTUGUÊS: Fonte de Conhecimento, Editora O Mirante, Santarém, 2005;
e ainda a tese de mestrado em História e Filosofia da Ciência intitulada "Génese e Instalação da Junta de Energia Nuclear", que foi defendida por Maria Amélia Taveira, na Universidade Nova de Lisboa, em 2003.
Recorreu-se, também, a outros documentos de que se destaca:
- diplomas legais (disponibilização integral das versões electrónicas dos diplomas);
- textos e documentos dos Conselhos Directivo e Científico, e de responsáveis departamentais, incluídos em Relatórios de Actividades Anuais;
- artigos divulgados em publicações periódicas e entrevistas concedidas a órgãos de comunicação social;
- publicações e outros materiais respeitantes a sessões comemorativas de diferentes naturezas;
- notas e elementos biográficos de individualidades referidas nos conteúdos e;
- informação recolhida na internet.
Foram adoptados os seguintes critérios:
- inclusão de acontecimentos relevantes da história do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN) e dos institutos que lhe sucederam;
- inclusão de algumas referências históricas, sociais e políticas, nacionais e internacionais, que ajudem a contextualizar os acontecimentos seleccionados;
- identificação dos dirigentes máximos do laboratório e das instituições em que estiveram integrados (em negrito).
A apresentação dos acontecimentos é feita por ordem cronológica (ano, mês, dia) e apenas em Português.
Outras Referências
- Lista do Pessoal da Junta de Energia Nuclear: Referida a 31 de Dezembro de 1970, da Presidência do Conselho, Sociedade Astória, Lda., Lisboa.
- Depoimento do Professor João Caraça in A. J. Coelho de Carvalho e M. R. Sequeira Gil, "LNETI – Génese e Situação ao fim de 12 anos", Vol. I, Lisboa, Edição do LNETI, 1992.
- Portal "Engenharia em Portugal no Séc. XX: Engenho e Obra".
- Portal WIKIPEDIA, a enciclopédia livre em língua portuguesa.