Apresentação
Laboratório de Protecção e Segurança Radiológica
O Laboratório de Protecção e Segurança Radiológica é um dos Laboratórios de Desenvolvimento Tecnológico do Instituto Superior Técnico (IST), sito no Campus Tecnológico e Nuclear. Tem por missão assegurar as responsabilidades do IST na área da Proteção e Segurança Radiológica anteriormente atribuídas ao Instituto Tecnológico e Nuclear I.P., extinto pelo Decreto-Lei n.º 29/2012, de 9 de fevereiro.
Licenciado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com a Licença n.º LIC-73/20 (processo n.º 1083) para as seguintes Práticas: b) Operação de geradores de radiações ionizantes ou aceleradores, exceto microscópios eletrónicos, ou fontes radioativas para fins que não envolvam exposições médicas; c) Qualquer prática que envolva fontes radioativas seladas.
Reconhecido pela APA, para o desenvolvimento das seguintes atividades:
- Avaliação de segurança radiológica e Dosimetria individual e de área, Certificado de Reconhecimento n.º REC-03/2020;
- Disponibilização de Cursos de Formação profissional em Proteção e Segurança Radiológica para a obtenção dos Níveis de qualificação I, II e III, respetivamente, para Perito Qualificado (AFP-02/2020), Técnico Qualificado (AFP-03/2020) e Técnico Operador (AFP-04/2020);
- Medição de radão com detetores passivos no ar interior de edifícios, Certificado de Compromisso n.º 03/2022.
Tem implementado um Sistema de Gestão da Qualidade desde 2012, em conformidade com a norma ISO/IEC 17025, encontrando-se as técnicas principais com maior visibilidade e volume de trabalho acreditadas pelo Instituto Português para Acreditação:
- Anexo Técnico de Acreditação L0620-1 (consultar a Lista de Ensaios de Acreditação Flexível);
- Anexo Técnico de Acreditação M0119-1.
1. Núcleos de Actividade
Integra os seguintes núcleos:
- No Núcleo de Metrologia e Dosimetria desenvolvem-se as seguintes atividades: metrologia das radiações ionizantes, dosimetria individual e ambiental e dosimetria biológica. Como infraestruturas principais destacam-se: o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes (LMRI), reconhecido pelo Instituto Português da Qualidade como Instituto Designado para as Radiações Ionizantes, e como Organismo Verificação Metrológica (Despacho n.º 1178/2023, de 24 de janeiro), que integra a rede de laboratórios secundários de calibração e dosimetria da Agência Internacional de Energia Atómica e da Organização Mundial de Saúde (AIEA/OMS).
- O Núcleo de Radioatividade Ambiente procede à determinação da concentração de radionuclídeos naturais e artificiais em vários tipos de amostras, como por exemplo, água para consumo humano, alimentos, aerossóis, materiais de construção, radão no ar interior e em águas, entre outras. Para o desenvolvimento destas atividades, compreende os laboratórios de radioquímica para a preparação de amostras e os laboratórios associados às técnicas de medição por cintilação líquida, por contador proporcional e de espectrometrias gama e alfa.
- O Núcleo Operacional de Proteção Radiológica realiza as atividades de monitorização de instalações e de equipamentos, transporte de material radioativo para eliminação e a gestão de resíduos radioativos. Dispõe de um laboratório de espectrometria gama para amostras de atividade elevada e de grandes dimensões, equipamentos de medição adequados aos vários tipos de radiação. No Pavilhão de Resíduos Radioativos desenvolve-se a atividade associada à gestão de resíduos radioativos que compreende a identificação, segregação e armazenamento de radionuclídeos para eliminação.
Como atividades transversais, destacam-se a Avaliação de Segurança Radiológica de instalações, a preparação e resposta a emergências radiológicas (participação em simulacros em colaboração com as Forças Armadas, UEP-PSP, APA e ANEPC), bem como a organização e realização de cursos de formação em Proteção e Segurança Radiológica não conferentes de grau académico.
2. Prestação de Serviços
Tem como competências a prestação de serviços avançados em Proteção Radiológica bem como assegurar a gestão do Pavilhão de Resíduos Radioativos do IST. Trata-se da única infraestrutura nacional para a eliminação de resíduos radioativos de baixa atividade e de atividade intermédia.