Imagens alusiva à Unidade

Apresentação

O Laboratório de Protecção e Segurança Radiológica (LPSR) é um dos Laboratórios de Desenvolvimento Tecnológico (LDT) do Instituto Superior Técnico (IST), sito no Campus Tecnológico e Nuclear (CTN) do IST. Tem por missão assegurar as responsabilidades do IST na área da Proteção e Segurança Radiológica anteriormente atribuídas ao Instituto Tecnológico e Nuclear I.P., extinto pelo Decreto-Lei n.º 29/2012, de 9 de fevereiro.

O IST-LPSR encontra-se licenciado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com Licença n.º LIC-73/20 (processo n.º 1083) para as seguintes Práticas: b) Operação de geradores de radiações ionizantes ou aceleradores, exceto microscópios eletrónicos, ou fontes radioativas para fins que não envolvam exposições médicas; c) Qualquer prática que envolva fontes radioativas seladas.

O LPSR encontra-se ainda reconhecido pela APA para o desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Avaliação de segurança radiológica e Dosimetria individual e de área, Certificado de Reconhecimento n.º REC-03/2020;
  • Disponibilização de Cursos de Formação profissional em Proteção e Segurança Radiológica para a obtenção dos Níveis de qualificação I, II e III, respetivamente, para Perito Qualificado (AFP-02/2020), Técnico Qualificado (AFP-03/2020) e Técnico Operador (AFP-04/2020).

No LPSR está implementado um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em conformidade com a norma ISO/IEC 17025 desde 2012, encontrando-se as técnicas principais com maior visibilidade e volume de trabalho acreditadas pelo Instituto Português para Acreditação (IPAC) com o Certificado de Acreditação nº L0620-1.

1. Núcleos de Actividade

De acordo com o Regulamento interno do IST (ROFNAIST), o LPSR é constituído por três núcleos, nomeadamente, Núcleo de Metrologia e Dosimetria, Núcleo de Radioatividade Ambiente e Núcleo Operacional de Proteção Radiológica.

  • No Núcleo de Metrologia e Dosimetria (NMD) desenvolvem-se as seguintes atividades: metrologia das radiações ionizantes, dosimetria individual e ambiental e dosimetria biológica. Como infraestruturas principais destacam-se: o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes (LMRI), reconhecido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) como Instituto Designado (DI), e como Organismo Verificação Metrológica, que integra a rede de laboratórios secundários de dosimetria da Agência Internacional de Energia Atómica; o Laboratório de Dosimetria Individual da Radiação Externa (DIRE) com o sistema de dosimetria baseado em dosímetros termoluminescentes; o laboratório de radiobiologia que permite estimar a dose (elevada) de radiação recebida através da análise de alterações cromossómicas radioinduzidas no sangue periférico (dicêntricos, micronúcleos e FISH).
  • O Núcleo de Radioatividade Ambiente (NRA) procede à determinação da concentração de radionuclídeos naturais e artificiais em vários tipos de amostras, como por exemplo, água para consumo humano, alimentos, aerossóis, materiais de construção, radão no ar interior e em águas, entre outras. Para o desenvolvimento destas atividades o NRA compreende os laboratórios de radioquímica para a preparação de amostras e os laboratórios associados às técnicas de medição por cintilação líquida, por contador proporcional e de espectrometrias gama e alfa.
  • O Núcleo Operacional de Proteção Radiológica (NOPR) realiza as atividades de monitorização de instalações e de equipamentos, transporte de material radioativo para eliminação e a gestão de resíduos radioativos. O NOPR dispõe de um laboratório de espectrometria gama para amostras de atividade elevada e de grandes dimensões, equipamentos de medição adequados aos vários tipos de radiação. No Pavilhão de Resíduos Radioativos (PRR) desenvolve-se a atividade associada à gestão de resíduos radioativos que compreende a identificação, segregação e armazenamento de radionuclídeos para eliminação.

Como atividades transversais, destacam-se a Avaliação de Segurança Radiológica de instalações, a preparação e resposta a emergências radiológicas (participação em simulacros em colaboração com as Forças Armadas, UEP-PSP, APA e ANEPC), bem como a organização e realização de cursos de formação em Proteção e Segurança Radiológica não conferentes de grau académico.

2. Prestação de Serviços

Ao LPSR compete a prestação de serviços avançados em Proteção Radiológica bem como a assegurar a gestão do Pavilhão de Resíduos Radioativos (PRR) do IST, a única infraestrutura nacional para a eliminação de resíduos radioativos de baixa atividade e de atividade intermédia.