Joaquim Baptista Viegas Soeiro de Brito [1921-       ], Cap. M.G.


Foto de Joaquim Baptista Viegas Soeiro de Brito.

Nasce em Elvas, Portugal (09-12-1921).

Frequenta o Liceu Nacional André de Gouveia, em Évora (1932-1939).

Licenciado em Ciências Militares Navais, pela Escola Naval (1944). Tem as especializações de Radio-comunicações e de Detecção Anti-submarina.

Frequenta os cursos de Investigação Operacional da NATO, de Ciências Nucleares Aplicadas da Universidade Livre de Bruxelas, de Management for Presidents da European Management Association (Bruxelas), e, ainda, o Curso Geral Naval de Guerra da Marinha Portuguesa.

Além das actividades normais de um oficial da Armada, em que se destaca a participação na Missão de Modernização dos Contra-torpedeiros da Classe Vouga (Glasgow, 1947-1948), para instalação dos sistemas de detecção RADAR e SONAR, desempenha funções em diversos domínios:

Hidrografia e Oceanografia

Adjunto do chefe da Missão Hidrográfica de Moçambique (1951-1959), tendo participado nos levantamentos hidrográficos dos principais portos e cartas costeiras e oceânicas (entre o Bazaruto e o Rovuma). Teve a oportunidade de introduzir, na Missão e em Portugal, os primeiros sistemas de radio-navegação e de radio-geodesia (RAYDIST e TELUROMETER), sobre os quais escreve alguns livros técnicos.

Coopera com o Instituto Hidrográfico no domínio da Oceanografia Militar.

Representa Portugal no NATO Group on Military Oceanography e no SACLANT Anti-Submarine Warfare Research Center, em La Spezia, em Itália. Participa no estudo e instalação da Estação de Rastreio dos Açores, na Ilha das Flores, e do Polígono de Acústica Submarina, na Ilha de Santa Maria, projectos de investigação cientifica no âmbito da NATO.

Energia

Em 1959/1960, tendo obtido uma Bolsa da NATO, frequenta o Curso Complementar de Ciências Nucleares Aplicadas, na Universidade Livre de Bruxelas (ULB), seguido de um estágio no Centro de Investigação de Mol (ligado à ULB) que, na altura, dispunha de três reactores nucleares.

Consultor da Junta de Energia Nuclear (JEN), ficando ligado aos problemas da radioactividade nos oceanos e à questão da admissão de navios nucleares em portos nacionais.

Representante do Ministério de Defesa Nacional (MDN) no Conselho Consultivo da JEN.

Vice-presidente da JEN, na vaga deixada pelo Engº. Manuel Rocha, Director do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (14-01-1969 a 28-11-1969).

Nomeado para exercer interinamente o cargo de Presidente da JEN, em comissão de serviço, em virtude do General Kaúlza de Arriaga ter sido nomeado para uma comissão de serviço militar em Moçambique (28-11-1969).

Reassumiu as funções de vice-presidente da JEN (18-09-1973).

Representante do MDN na "Conferência dos Países não Dotados de Armas Nucleares" (1968) e chefiou a Delegação Nacional na "IV Conferência Internacional para Aplicações Pacíficas da Energia Nuclear" (Genebra, 1971),  sob a égide das Nações Unidas.

Subsecretário de Estado da Energia, cargo criado na última remodelação do Governo feita por Marcello Caetano (15-03-1974).

Representante do MDN, na Comissão Nacional de Emergência Petrolífera (1981) e na Comissão Nacional para o Planeamento Energético (1982 e 1984).

Outras Actividades

Director dos Centros de Investigação Operacional e de Estudos Especiais da Armada e professor destas matérias no Instituto Superior Naval de Guerra.

Docente convidado da Universidade Nova de Lisboa, leccionando nas áreas de Ciências do Mar e de Energética (1984-1992).

Vice-presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa (1983) e da Academia de Marinha.

Membro da Institution of Nuclear Engineers.

Comissário adjunto da Comissão Nacional para as "Comemorações dos 500 anos dos Descobrimentos Portugueses" (1985-2002). Representante desta Comissão junto da Comissão Organizadora da EXPO'98.

Possui várias distinções honoríficas, entre elas: Oficial da Ordem Militar de Cristo, Comendador da Ordem Militar de Aviz e Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, assim como, as Medalhas de Mérito Militar, Serviços Distintos e Comportamento Exemplar.

Dezembro de 2007.