Maria Amélia Simões da Mota Capitão Taveira [1957-      ]


Foto de Maria Amélia Simões da Mota Capitão Taveira.

Nasce em Almada, Portugal (1957).

Licenciada em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa, 1982).

Professora do Ensino Secundário, desde 1982.

Realiza a profissionalização em exercício no Ensino Secundário, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Monte de Caparica, 1989).

Mestre em História e Filosofia das Ciências pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) (Monte de Caparica, 2003). A dissertação de mestrado, intitulada "Génese e Instalação da Junta de Energia Nuclear", foi orientada pelo Professor Doutor António Manuel Nunes dos Santos (FCT-UNL) e pelo Doutor Jaime Oliveira (ITN).

Frequenta o "Curso de Formação Profissional de Formadores" (duração de 1 ano) promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Uninova), com o Apoio Operacional 2.3 do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), com vista à abertura da Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento (EPED), tendo elaborado o Programa Modular (trianual) da disciplina de Ciências Físico-Químicas, em articulação com a componente técnica do "Curso de Gestão do Ambiente", na EPED. Montou o primeiro Laboratório de Química da EPED.

Participa num projecto do Programa Euroform em Energias Renováveis, em regime de partenariado com o LNETI e com a República Federal da Alemanha, tendo elaborado o Programa Curricular (componente Física) do respectivo Curso (1 ano) (1994).

Realiza três estágios em Energias Renováveis (dois em Berlim e um em Itália) e integrou a equipa representante de Portugal na Reunião de Avaliação do Projecto Petra II, em Itália (Nápoles, 1994).

Participa nos Symposium of the International Committee for the History of Technology (Monte de Caparica, 1998; Praga, 2000; Granada, 2002), outros outros.

Autora do artigo intitulado The Emergence of the Portuguese Nuclear Council – 1952-1961, Journal ICON (ICOTHEC), 2001.