Base de dados ISI

Instruções de Acesso ao ISI


Icon: ISI Web of Knowledge.

Levantamento de Artigos Publicados por Investigadores
(01-01-1996 a 31-12-2001)

PARÂMETROS USADOS
NA NOSSA PESQUISA EXEMPLIFICATIVA

Selecção da Base de dados

Todas as bases de dados disponíveis e todos os anos de dados disponíveis são selecionados como parâmetros pré-definidos, caso não se opte por restringir os resultados como fizemos:

  • Type of Search: Full Search
    Search by bibliografic information (topic, author, source, address) or by cited reference.
  • Limit search to years selected below: 1996 - 2001

N.B.:
1. A selecção do ano é referente ao ano de processamento no ISI e não necessariamente ao ano de publicação. Um jornal datado de janeiro de 2001 pode ter sido processado em Dezembro de 2000. É preferível fazer buscas abrangendo uma série de anos para se obter dados mais completos.
2. Não optámos pela busca fácil (Easy Search) porque apenas proporciona interfaces simples para se encontrar informações sobre um tópico, pessoa ou lugar específico, e a busca apresentararia um máximo de 100 registos.

LIMITES IMPOSTOS À NOSSA PESQUISA

Set limits and sort options
(Restrict search to a specific language and document type)

  1. Language: All languages
  2. Document type: Articles
  3. Sort Results: Latest date

N.B.: Na escolha da ordem na qual os resultados serão apresentados, optámos por indexar por Latest date (Data mais recente), pelo facto de nos dar resultados até 500 documentos, enquanto a ordenação por outros itens nos reduziria a uma lista de 300 documentos apenas.

Busca por filiação dos autores

  1. Para fazer a busca de informações sobre uma filiação específica, usámos as palavras-chave ou frases interligadas pelos operadores Booleanos e posicionais OR/SAME.
  2. Pode-se fazer a busca dos endereços por instituição, departamento, rua, cidade, estado, província, país, código postal ou qualquer combinação destes componentes.
  3. Deve utilizar-se os termos mais relevantes do endereço em conjunto com o operador SAME.

Foram várias as tentativas para a obtenção dos resultados pretendidos:

1ª TENTATIVA

ADDRESS = (Nucl*) same Tec* same Inst* same Portugal

N.B.: Com o uso do caracter (*) pretende-se truncar o final das palavras, afim de abranger duas situações, a saber:
1. O autor escreveu o endereço em Português (Instituto Tecnológico e Nuclear);
2. O autor escreveu o endereço em Inglês (Nuclear and Technological Institute);
3. Utilização do operador boleano SAME (os termos devem ocorrer dentro da mesma frase - onde por "frase" se subentende uma sequência limitada por ponto - , em qualquer ordem).

O total de resultados obtidos foi: 374 casos.

2ª TENTATIVA

ADDRESS = ITN same Portugal

N.B.: Pesquisa efectuada, tendo em conta que havia autores que não escreveram o nome da instituição por extenso, preferindo utilizar apenas o acrónimo ITN.

O total de resultados obtidos foi: 168 casos.

3ª TENTATIVA (nossa escolha)

ADDRESS = Nucl* same Inst* same Nucl* same Portugal or ITN same Portugal

O total de resultados obtidos foi: 533 casos.

Pesquisa efectuada tendo em conta os dois casos anteriores.

N.B.: Neste tipo de pesquisas, o operador boleano (or) não é exclusivo. Pretendeu-se que um dos termos de busca estivesse presente, para a geração positiva de resultados (opção necessária se quisermos encontrar variantes e sinónimos). Os resultados gerados apresentarão obrigatoriamente documentos contendo pelo menos um dos termos.

Ordem de precedência dos operadores boleanos: ( ), SAME, NOT, AND, OR.
Use parêntesis para alterar a ordem de precedência ao utilizar operadores Booleanos e/ou de proximidade múltiplos. Podem ser utilizados até 50 (cinquenta) operadores Booleanos, numa única frase de busca.

OUTRAS TENTATIVAS

Tentámos ainda pesquisas em (Sac* same Portugal) e (Estrada same Nacional), cujos resultados correspondem a sub-conjuntos contidos na 3ª Tentativa.

LISTAGENS FINAIS

As Marked Lists por nós obtidas na 3ª Tentativa, estão contidas nos ficheiros:

onde todos os limites por nós impostos podem ser consultados no cabeçalho: General Search Results - Summary.

Cada registo listado inclui também o número de vezes que o artigo foi citado.

O número total de documentos que correspondem aos termos da busca utilizada é mostrado no final de cada pesquisa, da forma que se ilustra, sendo 500 o número máximo de documentos mostrados.

533 of 6986598 documents matched the query. (500 shown)

Esta limitação na visualização dos registos pesquisados e mostrados, obrigou-nos a fazer uma segunda pesquisa análoga, restringida a um único ano (1996), por forma a isolar os restantes 33 registos em falta.

Para mais informação, ver Listagens (Marked Lists, acima referênciadas).

Algumas Regras Editoriais a ter em consideração e que podem condicionar as pesquisas deste tipo:

  • Quando as revistas científicas não fornecem traduções, os títulos que estiverem em idiomas diferentes do inglês são traduzidos para o inglês dos Estados Unidos.
  • Durante os anos 1945 até 1959 os títulos das revistas contidas no SCI não foram traduzidos para inglês.
  • Só desde 1966, o ISI passou a capturar TODOS os endereços de autores. O ISI aplica abreviaturas padrão para os termos comuns do endereço. Consulte a página Address Abbreviations Help (Ajuda para abreviações de endereço) para identificação dos termos abreviados. Faça o truncagem das abreviaturas para obter todas as informações. O ISI também abrevia alguns nomes corporativos e instituições, além de nomes de estados/países. Para exibir estas abreviaturas, consulte a lista corporate and institution names (nomes corporativos e instituições) e a lista state/country names (nomes de estados/países) localizados na página Address Abbreviations Help. Algumas abreviaturas como "univ" e "inst" ocorrem nos endereços com uma frequência tal que só podem ser incluídas nas buscas em conjunto com outros termos relevantes do endereço. Consulte disallowed words (palavras não permitidas) na secção Address (Endereço) da página Help do General Search.

Listagens elaboradas em colaboração: Rita Ramos, Investigadora Auxiliar