Slides

Infraestrutura

Pertencente ao Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)


  Laboratório de Espectrometria Mössbauer

Edifício de Criogenia

A espectrometria Mössbauer é uma técnica nuclear que tem sido desenvolvida no Campus Tecnológico e Nuclear no âmbito de aplicações nas áreas das Ciências do Estado Sólido e nas Ciências da Terra. Desde o seu início esta infraestrutura tem apoiado programas de investigação de outras instituições quer nacionais quer estrangeiras. Esta interacção tem-se realizado através de colaborações científicas e da formação de jovens cientistas (alunos de graduação e pós-graduação), uma vez que a interpretação dos espectros Mössbauer só pode ser feita com base no conhecimento da estrutura electrónica dos materiais estudados.

Este laboratório está equipado com dois espectrómetros Mössbauer de transmissão. Um criostato de fluxo e um criostato de imersão, ambos de hélio liquido, para medidas a baixa temperatura (no intervalo 2-300 K). Um detector de electrões permite a realização de espectros Mössbauer de conversão interna à temperatura ambiente em superfícies, filmes finos, multicamadas, etc.

Fontes de 57Co e 151Sm para espectrometria de Fe e Eu são correntemente utilizadas. Fontes de 119mSn são adquiridas sempre que um programa de investigação o justifique.

Mössbauer spectroscopy (jpg, 44 KB) Mössbauer spectroscopy (jpg, 50.74 KB)

Mössbauer spectroscopy.

Exemplos de investigação em Ciência de Materiais e Ciências da Terra

  • Óxidos condutores mistos para dispositivos electroquímicos de alta temperatura, tais como eléctrodos de células de combustível, membranas cerâmicas para oxidação parcial de hidrocarbonetos. Estudo da coordenação e estado electrónico do ferro (colaboração com a Univ. de Aveiro).
  • Intermetálicos ternários dos sistemas A-Fe-M (A=rare-earth, U; M = Al, Si, Ga, Ge, Sn, Sb). Caracterização estrutural e magnética (colaboração com a Charles University, Prague, Czech Republic e Univ. de Rennes, França).
  • Materiais moleculares multifuncionais. Caracterização da sub-rede do Fe (colaboração com a Univ. de Coimbra e a Univ. de Valencia, Espanha).
  • Minerais e rochas. Especiação do ferro. Aplicações no estudo de mecanismos de alteração de rochas utilizadas como materiais de construção, contaminação do ambiente por escombreiras resultantes de mineração, caracterização de argilas para aplicações médicas ou cosméticas, etc. (colaboração com a Fac. Ciências da Univ. de Lisboa e Centro de Tecnologia Mineral, Rio de Janeiro, Brasil).